São João do Maranhão

Sotaques

Costa de mão

costa de mao melhorada
costa de mao melhorada

O sotaque Costa de Mão é um dos estilos mais únicos e emblemáticos do Bumba Meu Boi do Maranhão, com características muito específicas tanto no som quanto na forma de execução dos instrumentos.

O nome vem da maneira como o pandeirão (um tipo de tambor grande) é tocado: com a “costa da mão”, ou seja, com o dorso e as palmas alternadamente, sem o uso de baquetas. Essa técnica produz um som grave, seco e profundo, com um ritmo inconfundível.

Os instrumentos utilizados são pandeirões tocados exclusivamente com as mãos, maracás e apitos. A batida é firme, com muita presença corporal dos tocadores, comum que os pandeirões sejam suspensos por cordas no ombro. As toadas têm ritmo forte e envolvente, com vozes marcantes e letras que exaltam a cultura, fé e o povo do interior.

O sotaque Costa de Mão surgiu em cidades como Cururupu, Guimarães, Serrano do Maranhão e Apicum-Açu, na região litoral oeste do Maranhão. Está ligado à tradição negra rural e à espiritualidade afro-indígena, sendo um sotaque de grande importância cultural.

Outras Brincadeiras

e sotaques

Quadrilha

Matraca

Orquestra

Bumba Meu Boi

Zabumba

Tambor de Crioula

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.